De acordo com o calendário gregoriano, que usamos em Portugal e que também é adoptado na maioria das partes do mundo, o Ano Novo é celebrado a 1 de Janeiro. Mas muita coisa aconteceu até esta data ter sido fixada. Primeiro, o Ano Novo babilónico costumava ser celebrado no nascer da lua nova que marcava o início da Primavera, quando os dias e as noites tinham a mesma duração. Assim, a data foi possivelmente celebrada a 19 de Março, a mesma data utilizada hoje pelos esotéricos.
Como para os egípcios, persas e fenícios a Primavera chegou mais tarde nos seus calendários, a data do Ano Novo para eles era 23 de Março. Apesar disto, a data do calendário da celebração do Ano Novo foi dada por muitos cristãos como uma grande celebração entre 25 de Março e 1 de Abril. Mas para finalmente ter a confirmação de 1 de Janeiro como data para celebrar o Ano Novo, foi necessário que o Papa Gregório XIII, em 1582, adoptasse para o calendário gregoriano a celebração oficial da data.
A história do Ano Novo a 1 de Janeiro começou com a ascensão do Império Romano e a implementação do calendário juliano, em honra do Imperador Júlio César. Para o povo romano, Janeiro foi um mês consagrado ao deus Jano (do qual provém “Ianuarius”, que significa Janeiro em latim e foi o primeiro mês do calendário romano). Para eles, Jano é o deus das transições, dos começos e dos fins. Com a queda do Império Romano no século V, a Igreja Católica ganhou poder e estabeleceu que o dia 1 de Janeiro era uma data pagã. O 25 de Março foi então escolhido como o Ano Novo porque marcou o dia do aparecimento do anjo Gabriel a Maria, a mãe de Jesus. Apenas no século XVI, o Papa Gregório XIII introduziu o calendário gregoriano para os países católicos e restabeleceu o dia 1 de Janeiro como Ano Novo.
Na Inglaterra, que na altura professou a religião protestante, a celebração continuou no dia 25 de Março. Em 1752 houve um acto parlamentar que alinhou a Inglaterra com os países cristãos europeus, e hoje a maioria dos países segue o calendário gregoriano e celebra o novo ano no dia 1 de Janeiro.