7 sintomas emocionais do luto

Casa das Campas

O luto pode afectar a saúde das pessoas e manifestar-se como sofrimento emocional ou físico. Conheça alguns dos sintomas emocionais que podem ser causados pelo luto:

1. Tristeza

Esta manifestação emocional do luto é a mais frequente e universal. Envolve sentimentos de vazio, desejo intenso, desespero, e solidão inconsolável. Choro agudo e instabilidade emocional também são comuns.

2. Stress

Há muitas emoções a gerir. Para aqueles que perderam um membro da família, tarefas como comunicar os outros, organizar o funeral e o enterro ou a cremação, o inventário, e outros passos burocráticos que se seguem a uma morte podem gerar uma carga intensa de stress. Se o luto for o resultado de um divórcio, pode ainda envolver a custódia dos filhos, pensão de alimentos e divisão de bens. A perda de um emprego também causa muito stress devido à incerteza do futuro e à inevitável procura de uma nova posição.

3. Choque

A reacção mais imediata a uma perda pode ser uma espécie de estado de choque. Nele, a pessoa não se reconhece, experimenta um distanciamento da realidade, e tem dificuldade em aceitar os factos. Apesar de saberem que é impossível, mantêm uma expectativa de que o seu ente querido possa chegar a qualquer momento.

4. Ansiedade

A ansiedade pode surgir de vários factores, muitas vezes não obviamente associados ao evento que gerou o luto. Ou seja, após a perda de um emprego, o nível de ansiedade pode aumentar por causa das contas a pagar. Por outro lado, depois de perder alguém devido a uma doença grave, a ansiedade pode ser desencadeada por factores que causaram a doença. Aqueles que perderam um ente querido para a COVID-19 podem ter ataques de ansiedade quando têm de sair para o mercado, por exemplo.  

5. Culpa

Perder algo ou alguém geralmente implica sentimentos de que algo poderia ter sido feito para evitar esta situação. Da mesma forma, o sentimento de não ter dito coisas importantes ou mesmo a culpa por se sentir aliviado por este resultado (que normalmente aparece em casos de doença grave) são também legítimos e fazem parte do processo. 

6. A raiva

A raiva e o ressentimento estão normalmente envolvidos em situações de luto. Uma pessoa enlutada pode sentir raiva em relação à pessoa que partiu, em relação às pessoas envolvidas na sua demissão, em relação ao parceiro que o deixou, e mesmo em relação a si próprio ou a Deus. Tem a ver com o sentimento de estar de luto.

7. Medo

Cada perda envolve desamparo. Implica a insegurança de continuar a viver uma nova realidade, sem o que foi perdido. Tem também a ver com a percepção da limitação da própria vida, o que gera ansiedade, medo e crises de pânico, nos casos mais graves.

Luto - Casa das Campas
Luto – Casa das Campas
This entry was posted in Dicas and tagged .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RECEBA NOSSAS OFERTAS E NOVIDADES EXCLUSIVAS


CONTACTO